No início da década de 1980, em Salvador-Bahia surgiu um movimento cultural denominado de Samba Junino. Desde lá, representantes de Sambas Juninos vem realizando ensaios nos diversos bairros da cidade, a exemplo da Região do Nordeste de Amaralina, Engenho Velho de Brotas, Liberdade, Garcia, Tororó, Engenho Velho da Federação e muitos outros. Os festejos sempre culminam com arrastões em São João e/ou São Pedro pelas ruas e avenidas de Salvador.
O Samba Junino é uma das manifestações culturais que objetiva festejar o São João ao som dos instrumentos como surdo, timbau, tamborim, pratos, pandeiro e chocalho. Além de composições oriundas em sua maioria de músicos da comunidade. Tudo isso com comida típica, a exemplo do amendoim, milho, canjica e muitos outros.
Amendoim cozido - Foto: Internet

Vale ressaltar que a partir do Samba Junino vários compositores foram revelados, e hoje alguns deles são músicos consagrados no cenário nacional como Vovo Muzenza, Xéxéu e Paulo Jorge (Comunidade Junina Raça Humana), Bebeto Cerqueira, Reinaldo - Terra Samba, Tote Gira e Jamoliva - Samba Elite, Joccelly - Samba Show, Samba Escórpios, Samba Unidos do Capim, Menino da Vila, Os Negões, Samba Tororó, Samba Nego, Samba Santa, Samba Brilho, Samba Maluco, Samba Partideiro e Samba Boqueirão.
 O Samba Boqueirão pertencente ao Nordeste de Amaralina é o mais velho, tem mais de quarenta anos de existência (criado em 1968, por Beto Boqueirão). Diante disso, a Comunidade Junina Raça Humana busca realizar quatro ensaios na Quadra da Comunidade Junina e um arrastão na Região do Nordeste de Amaralina com muita alegria e paz. E contará com as seguintes atrações: Xexéu, Bebeto Cerqueira, Bibiu Furacão e Corró.
Mas para tanto será necessário que este Projeto Social seja aprovado, ou caso contrário, deixaremos de realizar um momento cultural nos meses de junho e julho, para os moradores da Região do Nordeste de Amaralina e adjacências, convidados e demais interessados na animação do Samba Junino. Acredita-se que o evento atingirá cerca de setecentas e cinquenta pessoas de forma indireta, contudo, nos ensaios e no arrastão objetiva contemplar cerca de trezentos e cinquenta integrantes.  
A Região do Nordeste de Amaralina é formada pelos bairros de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Nordeste de Amaralina. De acordo com o censo de dois mil e dez, realizado pelo Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico (IBGE) junto somam cerca de cem mil habitantes, sendo em sua maioria de jovens negros, pobres e sem alternativa de lazer.
Ainda assim, a Região citada é considerada um celeiro da cultura soteropolitana por apresentar diversas manifestações culturais a exemplo do hip-hop, grupos de capoeira, street dance, blocos carnavalescos, associações e diversos grupos de samba junino.
Neste contexto, percebe-se que pouco foi realizado pelo poder público instituído em execução de políticas públicas culturais na Região do Nordeste de Amaralina, entretanto, iniciativa da Prefeitura de Salvador em estabelecer o Edital 001/2018 referente ao “Prêmio Samba Junino” é salutar, por possibilitar o resgate da cultura junina.
Alias, vale registrar também que o Samba Junino a partir do Decreto Municipal nº 29.489/2018, publicado no DOM, em 08 fev. 2018, p.3, passou a ser “Patrimônio Cultural de Salvador”. Portanto, ações dessa natureza, justificam a aprovação desse Projeto Social.
 É verdade que a Assembleia Legislativa da Bahia em dois mil e quatorze realizou uma Sessão Especial em Comemoração aos trinta e seis anos do Samba Junino, ao tempo que dez grupos juninos foram homenageados, sendo dois deles pertencentes a Região do Nordeste de Amaralina.
Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia, 2014

     Das propostas apresentadas, uma merece destaque: a criação da Casa Cultural dos Sambas Junino em Salvador. Mas até a presente data nada avançou.
Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia, 2014

     Nesta perspectiva, a Comunidade Junina Raça Humana, preocupado em atuar na revitalização da cultura do samba junino, vem sensibilizar o poder público sobre a importância de aprovar esse Projeto Social para os moradores da Região do Nordeste de Amaralina e adjacências, convidados e demais participantes dos festejos juninos.
O Projeto Social intitulado de Samba Junino: a Comunidade Junina Raça Humana promete muita dança, alegria e paz nos festejos juninos na Região do Nordeste de Amaralina” será realizado entre os meses de junho e julho de 2018, na Quadra da Comunidade Junina Raça Humana localizada entre a Rua: Cinco de Novembro e a Transversal Raimundo Viana (Próximo a Rua do Eco) Vale das Pedrinhas na Região do Nordeste de Amaralina, Salvador – Bahia.
Quadra de Ensaios da Comunidade Raça Humana, 2018

O início dos ensaios será sempre a partir das 17h e seu término está previsto para as 21h nos dias de domingo, com participação de grupos e artistas da comunidade e adjacências. Neste sentido, é importante informar que:

üPreviamente serão convidados representantes de entidades das localidades e diretores de Sambas Juninos da Região do Nordeste de Amaralina e adjacências para instituir um clima de integração, e trabalho;
üConvidar várias personalidades de destaques e manifestações culturais participarem do evento;

üA contratação de serviços, organização da infraestrutura do evento acontecerão com antecedência;

üCamisas serão distribuídas para os participantes do arrastão junino mediante a troca de 1kg de alimentos não perecíveis, onde posteriormente serão doados a instituições sociais da própria comunidade.

OBJETIVO GERAL
üRealizar quatro ensaios e um arrastão entre os meses de junho e julho, em razão dos festejos juninos na Quadra da Comunidade Junina Raça Humana, no Vale das Pedrinhas - Região do Nordeste de Amaralina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
üRevitalizar a grandeza cultural do Samba Junino junto à população da Região do Nordeste de Amaralina e adjacências;
üFestejar o São João ao ritmo do Samba Junino com moradores jovens, pessoas idosas e todos os convidados;
üDisseminar a cultura da paz a partir do repertório musical e da consciência cidadã dos participantes.

REFERÊNCIAS

BAHIA. Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Constituição do Estado da Bahia. Salvador: ALB, 1989. 169p.

_________. Secretaria do Trabalho e Assistência Social e Esporte Viva Nordeste (SETRAS). Coletânea Traços e Laços: guia de sugestões para educador. Salvador: SETRAS, [200-]. 27p.

INSTITUTO BRASILEIRO GEOGRAFIA E ESTATISTICO- IBGE. Salvador: SEI, v.11, n.1, p.146, jun.2001. BAHIA ANÁLISE & DADOS. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 25 mar. 2018.

KLIKSBERG, Bernado. Como enfrentar a pobreza, in: Políticas Sociais, Cadernos da Fundação Luís Eduardo Magalhães, nº2. Salvador, FLEM, 2002.

SALVADOR. Fundação Gregório de Matos. Samba Junino é reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador. Disponível em:<http://www.iguaimix.com/v3/2018/02/16/samba-junino-e-reconhecido-como-patrimonio-cultural-de-salvador/>. Acesso em: 01 abr. 2018.

SOUZA, Tatiane dos Santos. O lugar da Região Nordeste de Amaralina em Salvador: interfaces entre centro e periferia. ENECULT- Encontros Muldisciplinares em Cultura, 4. 28 a 30 de maio de 2008. Faculdade de Comunicação/UFBA.